Lentes de contato: consiste em um laminado cerâmico extrafino que é colocado sobre a superfície externa dos dentes, corrigindo cor, forma, tamanho dos dentes e pequenas correções estéticas do posicionamento dos dentes. Necessita de um pequeno desgaste do esmalte do dente
Bichectomia : É o procedimento para afinar o rosto, pela remoção do tecido gorduroso das bochechas ( bola de bichat), é indicado quando paciente morde muito bochecha ou finalidades estéticas. É feito internamente nas bochechas sob anestesia local com um pequeno corte de 1cm.
Clareamento Dental
O clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.
A principal indicação do clareamento dental é a necessidade estética do paciente, por isso converse com o seu dentista se tiver interesse em realizar o procedimento.
As restaurações na região do clareamento , não sofrem ação do produto , deverão ser substituídas posteriormente a finalização do tratamento , o que pode aumentar o custo do tratamento.
- As principais contraindicações do clareamento dental são:
Pacientes menores de 15 anos - Mulheres grávidas
- Pacientes com cáries
- Pacientes com restaurações defeituosas ou problemas na gengiva
- Pessoas com expectativas além da realidade
- Pessoa alérgicas aos complementos do agente clareador.
Cuidados após a realização do clareamento dental, deve-se evitar o consumo de alimentos coloridos, como:
- Açaí
- Cenoura
- Beterraba
- Café
- Chá
- Vinho tinto
- Outros.
Deve-se evitar também o consumo de sucos ácidos e refrigerantes, pois podem aumentar a sensibilidade e manchar os dentes recém clareados.
Certas manchas internas (causadas por antibióticos ou trauma) e dentes muito escurecidos que foram submetidos a tratamento de canal : a melhor indicação será lentes de contato ou coroas cerâmicas.
No consultório, a manipulação é feita exclusivamente pelo profissional, que utiliza produtos com peróxido de hidrogênio, três vezes mais potente que o peróxido de carbamida utilizado na técnica caseira, com ou sem a ativação de luz ou laser. A diferença aparece em uma ou duas seções, que duram em torno de uma hora. Nesses casos, a gengiva deve ser isolada, pois o material utilizado pode causar irritações nas mucosas orais.
O clareamento caseiro, que possui um gel mais fraco, os casos de sensibilidade são menos frequentes, ele deve ser sempre um completo do clareamento feito no consultório para potencializar os resultados.
Para evitar esse desconforto, o cirurgião-dentista pode aplicar, após o procedimento, um gel dessensibilizante que auxilia na remineralização do esmalte.
O uso indiscriminado e sem orientação de um cirurgião-dentista pode causar até mesmo danos irreversíveis. Os problemas vão desde inflamação nas gengivas e sangramento , até ulceração, necrose da polpa (morte do nervo dental) e fraturas no dente.
Clareamento Gengival
O peeling gengival é o responsável por clarear a gengiva. A técnica de despigmentação remove manchas que são resultado do acúmulo de melanina (proteína que confere cor à pele) ou de tatuagens metálicas (são manchas iatrogênicas provenientes de restaurações de amálgama que ocorrem durante sua execução devido a implantação traumática de partículas de amalgama na mucosa bucal , causando pigmentos acinzentados ou azul escuro nos tecidos moles ) , além de cicatrizes e excesso de volume gengival.
As manchas melânicas acometem com mais frequência pacientes das raças negra e asiática, e as tatuagens por amálgama acometem pacientes submetidos a procedimentos odontológicos .
Procedimento
O peeling é feito por meio de dermoabrasão dos tecidos pigmentados, que é um lixamento cirúrgico da gengiva.
Não há razão para se preocupar, pois o procedimento é feito sob anestesia local. A gengiva alterada é removida, sob irrigação abundante com soro estéril .
Geralmente, são necessárias duas sessões, uma para cada arcada dentária. O procedimento dura aproximadamente 30 minutos.
Resultado
O resultado pode ser percebido em 72 horas, tempo suficiente para que o organismo produza uma primeira camada de tecido, para proteger o local, sem melanina e totalmente rosa. Depois de sete dias, a gengiva está com aspecto bem próximo à normalidade, sem manchas. Com 15 dias o paciente não apresenta mais qualquer tipo de sensibilidade pós-operatória e o resultado estético pode ser percebido.
Cuidados
O pós-operatório requer cuidados com a alimentação, que deve ser sem alimentos fibrosos, condimentados, ácidos, gordurosos. Em relação à higiene oral, o paciente deve evitar escovar os dentes por sete dias. Nesse período, o controle da placa bacteriana é feito com o uso diário de enxaguantes bucais com clorexidina.