Cirurgia Bucal

Home / Cirurgia Bucal

Apicectomia: É um procedimento cirúrgico que é feito na ponta da raiz do(s) dente(s) , que tem como objetivo remover lesões intra-ósseas de origem infecciosa que vão destruindo o osso alveolar , consiste na remoção da lesão óssea e  corte dos últimos milímetros da ou das raízes dos dentes envolvidos ; posteriormente podem ser obturados com amálgama ou outros matérias obturadores ( a ponta é vedada).

Extração do siso: É uma cirurgia para retirada dos 3 molares, é indicada a extração por volta dos 15 anos de idade ; quando as raízes não estão completamente formadas. A cirurgia dura cerca de 30 minutos por dente ; indicamos a extração dos 4 sisos no mesmo procedimento. É indicada a extração dos dentes do siso quando há falta de espaço para nascer , presença de dor ,  infeção e inflamação, dificuldade de higienização e caries, indicação ortodôntica ou protética.

Pericoronarite: É um processo inflamatório que aparece nos tecidos ao redor da coroa de um dente parcialmente erupcionado. Geralmente o dente afetado é o terceiro molar inferior, popularmente conhecido como o dente do siso.

Essa inflamação tecidual pode ser resultante de traumas causados pelos dentes, visto que estão em contato direto com a mucosa afetada. Dessa forma, torna-se mais edemaciada e mais susceptível a novos traumas. Também, pode ocorrer acúmulo de alimentos dentro da bolsa e resultar em uma colonização de bactérias, causando infecção desse tecido, visto que a área é de difícil higienização.

A sintomatologia inclui dor, edema (inchaço) da gengiva e de gânglios cervicais (pescoço ) e presença de mau gosto na boca. Mas dependendo da severidade do caso, pode causar uma dor intensa que se irradia para o ouvido e cabeça, podendo levar a um aumento da face, febre, pus, mal-estar e trismo ( dificuldades de abertura bucal ).

Para o tratamento é necessário uma avaliação clínica pelo cirurgião dentista para estabelecer o melhor plano de tratamento. Dependendo do caso, indica-se a extração do dente ou apenas a remoção desse tecido edemaciado. Em casos de pacientes que apresentam quadros febris e pus , indica-se a utilização de antibióticos e também lavagens com antissépticos para remoção de bactérias e restos alimentares.

Frenectomia: remoção do freio labial e lingual, que podem dificultar a fala , a deglutição e o alinhamento dos dentes.

Gengivectomia: É um procedimento no qual o dentista retira o excesso de gengiva ao redor dos dentes, pode ter finalidade estética ou para resolução de doenças periodontais. É um dos procedimentos para correção do sorriso gengival, e para pacientes que apresentam  gengiva em excesso após a remoção de aparelho.

Extração de dentes supranumerários: São aqueles dentes “a mais “ na arcada dentária, eles podem se desenvolver em qualquer parte da arcada dentaria. Podem impedir ou alterar a erupção natural de um dente. Eles dificultam o trabalho  do ortodontista sendo uma barreira para sua movimentação e podem estar relacionados com algumas síndromes.

Fratura Dental

A frequência de traumatismos dentários em crianças e adolescentes tem uma porcentagem alta

Fratura coronária:

Quando um pequeno fragmento é fraturado ele pode ser colado ; mas deverá ser armazenado em soro fisiológico ou leite. O dentista deverá ser consultado imediatamente.
Quando há fraturas maiores de coroa que ocorre sangramento interno do dente , esses dentes deverão ser submetidos a tratamento de canal e posteriormente restaurados com resina ou coroa de porcelana.

Fratura de coroa e raiz

Da-se ao nível gengival , o dente poderá ser recuperado através de tratamento de canal e instalação de núcleo mais coroa.

Fratura de raiz

Ela pode ser transversal,  vertical  e horizontal media ou apical .

O dente esta perdido , deverá ser extraído e instalado um implante.

Fratura da parede óssea e processo alveolar

Após reposicionamento do dente e estabilização por meio de contenção, a tábua óssea é mantida em posição e se acomoda a região do dente .

Avulsão Dental

Tem como reimplantar um dente?

Você sabia se o seu dente soltar por inteiro, ou seja, (coroa e raiz) ele pode ser reimplantado? Para isso, devemos tomar alguns cuidados, para que haja sucesso nesse tipo de procedimento. Embora seja impossível garantir que o dente perdido, possa ser reimplantado com parecer favorável, o tratamento do dente de maneira correta maximiza a chance de sucesso.
Há algumas restrições ao reimplante dental, como por exemplo:

• Dentes decíduos (de leite);
  • Dentes de ápice aberto (é quando a raiz do dente não terminou de ser formada);
  • Grande tempo fora da boca (maior que 2 horas).

Após acidente o paciente deverá procurar o seu dentista o mais rápido possível (quanto menor o tempo, maior a chance de sucesso da reimplantação) o prazo máximo é de até 2 horas.

Dr. mas devo lavar o dente? Ou coloco direto na solução?

O dente deve ser lavado em água corrente sem esfregar a raiz ,apenas deixe a água fluir no mesmo, nunca toque na raiz.
Devem-se tomar alguns cuidados, como por exemplo:

• Armazenar o dente em soro fisiológico , leite ou debaixo da língua em contato com a saliva ; sendo estes os melhores meios de armazenamento.

No consultório o dente será reimplantado e será feita uma contenção para estabiliza-lo até que fique firme novamente. Esse dente deverá ser submetido a tratamento de canal no momento da reimplantação ou após uma semana.